combate a furtos

Monitoramento 24 horas de câmeras do Cemitério Ecumênico deve começar na segunda

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

A partir da próxima semana, 50 câmeras de monitoramento do Cemitério Ecumênico começarão a funcionar. Os equipamentos estarão interligados com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e serão acompanhadas 24 horas por dia pela fiscalização municipal. O objetivo é acabar com atos de vandalismo e furtos no local.


Nesta sexta-feira, deve ser concluída a instalação das câmeras. O trabalho iniciou há cerca de 20 dias, com a colocação de postes de concreto de até 6 metros de altura. As câmeras estão posicionadas em seis pontos considerados estratégicos. O investimento será de R$ 14 mil por mês. 

- É um reforço de segurança. O cemitério possui uma área muito grande, de mais de 9 hectares. Assim, teremos uma visibilidade melhor, com a possibilidade de acompanhamento 24 horas - analisa o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa. 

Gabinete de Crise não emite novos avisos e alertas para regiões

Conforme Wagner, outras ações como limpeza diária, reforço na iluminação, poda das árvores e asfaltamento em vias também ocorrem no local. Em breve, o cemitério deve ser licitado para ser administrado pela iniciativa privada.

ONDE FICAM AS CÂMERAS
Os seis pontos onde as câmeras serão fixadas foram definidos a partir de um estudo feito pela prefeitura, pelo Ciosp e pela empresa Vigillare, que já presta serviços ao Executivo. O estudo elencou como regiões de maior "risco":

  • style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">os fundos do cemitério, na divisa com as novas capelas para velórios
  • o final da rua principal do cemitério
  • o corredor das carneiras ao lado da Rua Samuel Kruschim
  • o portão de acesso pela Avenida Liberdade
  • a parte central do Cemitério
  • o portão de acesso pela Avenida Dois de Novembro. 

FURTOS
Frequentemente, pessoas que vão até o local reclamam da depredação e do furto de metais e mármore que ficam em túmulos e jazigos. As reclamações fizeram com que a prefeitura abrisse um canal de comunicação com as pessoas que se sentiram lesadas pelos furtos. Ao todo, o Executivo recebeu 500 denúncias descrevendo os atos de depredação, mas o problema ainda está longe de ser solucionado. As denúncias de chegaram até a Polícia Civil, porém, as investigações não avançaram. 

DIA DOS PAIS
O Cemitério Ecumênico Municipal fechou com o começo da pandemia, em março do ano passado. Atualmente, só é possível visitar o Cemitério Ecumênico com agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (55) 3223-1616. A expectativa é que o local seja reaberto para o público em geral no final de semana do Dia dos Pais, assim como já aconteceu em outras datas, como Dia de Finados e Dia das Mães. Conforme a prefeitura, isso vai depender dos decretos que estiverem em vigor na próxima semana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO+FOTOS: Santa Maria tem dia mais frio do ano e geada nesta sexta-feira Anterior

VÍDEO+FOTOS: Santa Maria tem dia mais frio do ano e geada nesta sexta-feira

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Próximo

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Geral